DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO
- congressogasp
- 10 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de jan. de 2023

Este projeto tem como foco a promoção da leitura e da cultura, principalmente de títulos nacionais; as Assembleias têm como objetivo principal arrecadar livros e entregá-los de forma que incentive a leitura de quem os recebe.
O Brasil perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no país caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros. Um dos fatores que influencia a leitura, de acordo com o estudo, é o incentivo de outras pessoas. Um a cada três entrevistados, o equivalente a 34%, disse que alguém os estimulou a gostar de ler. Sendo assim, o incentivo para que a nossa população, especialmente as crianças, criem o hábito da leitura é fundamental.
Por isso, nesta Gestão, foi proposto para que as Assembleias façam a promoção da leitura e da cultura em suas cidades através de doação ativa dos livros em creches, hospitais, lares de idosos ou demais locais pertinentes; elaboração de gibitecas; e rodas de leitura com apresentação de fantoches para incentivar o público infantil.
Informações adicionais: é válido ressaltar que as redes sociais são uma excelente ferramenta para divulgar informações e pode ser utilizada para auxiliar na campanha.
Comentarios